Quem Somos

    QUEM SOMOS

    Um despertar e espaço para oferecer forças a quem deseja recuperar o convívio social, familiar e se reintegrar à sociedade, a iniciativa principal da comunidade terapêutica Desafio Cristão Nova Vida, ou simplesmente DCNOVI, se resume em realizar um trabalho sério, responsável e com todo o suporte que o tratamento da adicção exige. Para isso, priorizamos um acompanhamento digno e que promova a conscientização para a retomada de uma rotina ativa e produtiva.

    Fundada em 8 de Junho de 1985, na cidade de Franca, interior de São Paulo, pelo empresário Antônio Coelho Berbel, a DCNOVI é uma entidade sem fins lucrativos que prioriza o tratamento terapêutico com o incentivo às potencialidades de cada paciente somado ao apoio coletivo e ajuda mútua em ações que abrangem os adictos em recuperação e os familiares com o intuito de renovar e fortalecer os vínculos emocionais.

    ​A partir dos princípios da DCNOVI relacionados acima, definimos na nossa cultura organizacional os seguintes passos:

    MISSÃO

    ​- Oferecer aos dependentes químicos de substâncias psicoativas uma oportunidade de se redescobrir como um cidadão e levar em consideração suas potencialidades.

    – Conscientizar as famílias dos dependentes com relação ao problema e ajudá-las a encontrar formas para melhorar a qualidade de vida.

    – Agir de maneira mais aberta na prevenção contra o uso abusivo de substâncias psicoativas, e oferecer um ambiente protegido e organizado, para auxiliá-los no resgate de sua cidadania e autocontrole necessários para o retorno à sociedade.

    VISÃO

    ​Ser uma Comunidade Terapêutica dedicada à saúde e recuperação de dependentes químicos com serviços especializados na prevenção e tratamento para aumentar os índices de recuperação e não reincidência dos atendidos. Assim, procuramos sempre enfatizar que a DCNOVI é a “convivência entre pares” e somente ao vivenciar a realidade dos outros é possível enxergar a própria realidade!

    VALORES

    Priorizar e respeitar sempre o bom atendimento para acolher o dependente químico e incentivar a sobriedade com ética e transparência.

    O que fazemos?

    Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar que se dedica em prol do tratamento e recuperação do dependente. Assim, é priorizado um consenso nas decisões de cada intervenção, pois com vários profissionais é possível observar com mais amplitude cada caso de dependência, o que dá origem a mais discussões e, consequentemente, uma melhor avaliação do paciente, o que pode ter como resultado uma melhor abordagem terapêutica.

    Confira abaixo, a equipe multiprofissional e os respectivos campos de atuação:

    Psicologia: que realiza atendimentos psicológicos individuais, utilizando da TCC (terapia cognitiva comportamental), tendo como objetivo a motivação ao processo de recuperação, bem como ajudar na busca de uma vida mais saudável e um equilíbrio biopsicossocial. 

    Serviço social: realiza abordagem social, a fim de obter informações para dar início as intervenções sociais e inseri-los ou reinseri-los na rede de serviços, viabiliza os direitos aos acolhidos e seus familiares, realizando encaminhamento e referenciamentos, incentiva o estreitamento dos vínculos sociais e familiares, estabelecendo metas e objetivos para alcançar em todas as dimensões (social, física, emocional e profissional). 

    Terapia ocupacional: Busca trabalhar as atividades do cotidiano e suas necessidades através das Atividades Instrumentais de Vida Diária (gerenciamento financeiro, fazer compras, preparar refeições, uso do telefone e outros aparelhos de comunicação etc.) e Atividades Avançadas de Vida Diária baseadas nas condutas intencionadas envolvendo funcionamento físico mental e social que permitem ao indivíduo desenvolvimento de múltiplos papéis sociais (relação interpessoal, tolerância a frustração, valorização da autoestima, autocontrole, autonomia e desenvolvimento de novas habilidades e interesses.  

    Nutrição: objetivo é oferecer uma alimentação equilibrada e saudável com elaboração de cardápio, capacitação e orientação aos acolhidos que elaboram as preparações e organização da cozinha. Avaliação nutricional individual e mensal do acolhido. Realiza oficina de panificação artesanal onde o acolhido tem a oportunidade de melhorar a ingestão de alimentos e preparações variadas. 

    Educador Social: Auxilia no manejo de contingências que é uma estratégia utilizada no tratamento do uso de álcool e outras drogas que incentiva a mudança para um comportamento mais saudável. E acompanha e orienta as atividades de autocuidado e sociabilidade. 

    Pedagogo: Atuação pedagógica é pautada na Proposta Curricular em Educação: realização de sondagem pedagógica, propostas pedagógicas de Linguagens embasadas em leitura/escrita, para organização, planejamento e informação; oficinas de arte/ cultura, pensando em oferecer conteúdo significativo a fim de contribuir para o repertório sociocultural e respeitando as diversidades; e educação profissional com as temáticas: Cidadania, Trabalho, Planejamento, Projetos de Vida, Reinserção Social e possíveis encaminhamentos para escola (retomada dos estudos) e realização de cursos profissionalizantes. 

    Educador Físico: Traz uma série de atividades e exercícios para manter o corpo saudável e favorecer a reabilitação por meio de ações planejadas que estimulam o desenvolvimento físico e psíquico, nutricional, social e terapêutico.